O que é Trader e o que esse profissional faz?

Postou em

Talvez esta palavra não te soe tão incomum… O Trader está em alta já faz um tempo. Mas, afinal, o que é Trader? O que faz um Trader, em que consiste essa profissão? Calma! 

Se essas dúvidas perpassam pela sua cabeça, sugerimos que continue acompanhando este artigo. Hoje, vamos te explicar como atua o profissional dessa área, os diferentes tipos de Traders e, ainda, dar algumas dicas caso você queira se tornar um. 

Ficou curioso? É só seguir a leitura para saber mais! 

Entenda o que é Trader e como ele atua

O Trader nada mais é do que um negociador de ativos financeiros, que compra e vende ações relacionadas à Bolsa de Valores.

Trata-de se um investidor financeiro que se aproveita da volubilidade do mercado a fim de ganhar dinheiro em um curto período.  Para isso, ocorre uma transferência de ativos que pode ser direcionada a uma instituição financeira ou para o próprio sujeito. (Ficou mais claro agora?).

Embora seja uma profissão bastante criticada por pessoas que não possuem entendimento sobre a área das finanças, o Trader tem papel importante para o bom funcionamento do mercado. É ele quem auxilia na precificação de operações de curto prazo e no fluxo desse mercado.

No entanto, existem vários tipos de Traders - e é sobre o que vamos falar a seguir.

Conheça os diferentes tipos de Traders

Você vai conhecer, agora, 3 classificações de Traders. veja:

Trader institucional

trader institucional

Como o próprio nome sugere, esse profissional trabalha para instituições ou empresas financeiras. Nesse mesmo tipo, há duas vertentes: o trader para clientes e o trader para tesouraria.

No primeiro, o trabalho é voltado para travar as operações fornecidas à clientela. O outro, lida somente com as ações da empresa e/ou instituição. 

Trader executor de ordens

trader executor de ordens

Conhecido também como Broker, o executor, na maioria das vezes, não toma nenhum tipo de decisão, ele trabalha apenas com a execução de ordens. 

Trader autônomo

Esse é o profissional mais independente, que trabalha para si mesmo, com seus próprios “materiais” e poder de decisão. Entretanto, não é incomum encontrarmos traders autônomos no mercado que não conseguiram se manter consistentes.

Como se tornar um Trader: o que é preciso ter e saber?

A profissão de Trader te interessou? Confira, portanto, o que você precisa fazer e saber para se tornar um profissional desse ramo! 

Principalmente para o tipo autônomo, não é necessária nenhuma formação especial. Independentemente da sua certificação acadêmica, se você tiver um conhecimento amplo e sólido sobre economia e souber o que influencia os ativos da Bolsa, é possível ser um Trader! 

Depois disso, é importante:

- Reservar uma quantidade de dinheiro 

Muitas pessoas têm dúvida sobre quanto investir para começar. Não existe uma quantidade exata, mínima ou máxima. É essencial, no entanto, não depositar todas as suas economias na função. 

Inicie com o tanto que puder e vá crescendo gradualmente, observando o que consegue lucrar e, a partir disso, aumentando o investimento. Esse é o caminho para ter sucesso no futuro. 

- Computador ou notebook e boa conexão de internet 

Essas serão as suas ferramentas de trabalho. Por isso, tenha uma máquina adequada e conexão estável com a internet. 

- Conhecimento da área 

Ainda que não seja exigida uma formação específica, é essencial que a pessoa que pretende se tornar um Trader tenha conhecimento amplo da área. 

Economia, bolsa de valores, investimentos mais rentáveis, ativos, estratégias de operação são termos que devem fazer parte do seu dia a dia. (Inclusive, vale a pena ler nosso post completo que fala sobre investimentos rentáveis para entender melhor do assunto). 

Além disso, é importante ter em mente que a procura por conhecimento não pode parar em momento algum. Você deve estar constantemente se atualizando e buscando informações sobre esse universo. Afinal, o mercado vive de mudanças e você precisa caminhar junto a elas para não ficar para trás. 

- Disciplina, mas muita disciplina! 

Essa é a característica imprescindível para um Trader de verdade. Pensa bem, você vai lidar com ativos e operações financeiras. Qualquer atividade “errada”, é capaz de colocar tudo a perder. Por isso, tenha foco, organização e muito planejamento estratégico. 

- Seja persistente!

Outro aspecto que faz toda diferença nesse ramo, é a persistência. Como dissemos acima, se não houver uma boa estratégia e disciplina, os negócios podem ir mal. Mas isso também não quer dizer que você deva desistir. 

Saber driblar os problemas que surgirem no caminho é essencial para ter êxito. Não se esqueça disso, ok? 

Você acabou de conferir o que é, o que faz e como se tornar um Trader. Para acompanhar outras postagens com conteúdos relacionados, é só ficar ligado no blog da Credjet. Toda semana publicamos um novo artigo repleto de informações. 

Últimos Artigos sobre Finanças e Empréstimo Online

Posts relacionados

prev_butt

Postou em

Como já comentamos em alguns textos aqui no blog da Credjet, a pandemia do Covid-19 atingiu diferentes campos da nossa sociedade moderna. Negócios, comércio e economia estão sofrendo com essa crise que não nos apresenta um cenário promissor, mas e o planejamento de gastospessoais, como ele fica nesse momento?

leia mais >>

Postou em

Está com o “nome sujo”? Conheça as dicas para renegociar dívidas

A falta de um bom planejamento financeiro é um dos principais motivos para o alto índice de dívidas no Brasil. Pouco mais de 60 milhões de brasileiros têm contas atrasadas, segundo dados do Serasa Experian. Apesar de poucos saberem como realmente se livrar desse peso, renegociar dívidas não é tão difícil quanto parece.

leia mais >>

mulher executiva sorrindo com notebook na mesa

Postou em

Se você é um empreendedor com certeza entende a importância de manter um capital de giro. No entanto, também deve saber que nem sempre isso é possível. Veja, a seguir, como funciona um empréstimo empresarial.

leia mais >>

next_butt