O que é taxa Selic e qual o impacto dela em nossas vidas?

Postou em

Estar por dentro da situação econômica do país é muito importante para exercer a cidadania. Mais do que isso, é uma forma de conseguir se planejar financeiramente, acompanhando as atualizações e se programando para as eventuais mudanças. Um dos principais fatores para quem deseja ter esse planejamento é o acompanhamento da taxa Selic.

A movimentação desta taxa é bastante comentada, seja na internet, na televisão ou até na conversa com os amigos. Isso acontece porque ela é muito importante para o país e tem uma consequência direta com a vida dos brasileiros.  Mas, afinal, o que é taxa Selic? Qual o impacto dela nas suas finanças? 

No post de hoje, você vai ficar por dentro de tudo que envolve esse assunto. Aqui, você vai entender tudo sobre essa taxa: o que é, por que é tão importante para a economia e qual sua ligação com a inflação. Aliás, sabia que, com ela, você pode sair no lucro?

Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas.

O que é taxa SELIC?

A Selic é a taxa básica de juros da economia. Trata-se de uma estratégia de política monetária utilizada pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para ter um controle sobre a inflação, assim como na emissão, compra e venda de títulos.

Ela tem o objetivo de tornar a negociação de títulos públicos um processo mais transparente e seguro, pois permite uma atualização constante da situação das instituições financeiras no mercado, que acontece diariamente. Desse modo, ela influencia em todas as taxas de juros do país, seja dos empréstimos, dos financiamentos ou das aplicações financeiras. 

Qual a origem do nome “Selic”

O nome SELIC é, na verdade uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Tem esse nome pois se trata de um sistema eletrônico criado em 1979 pelo Banco Central junto com a ANDIMA, para controlar a inflação - como mencionado acima. 

Tal sistema é utilizado pelo mercado financeiro e administrado pelo Banco Central, para lidar com títulos públicos federais. A taxa Selic corresponde à taxa média dos financiamentos diários, e por isso  é considerada a taxa básica de juros do Brasil: é ela que reflete a média da taxa de juros aplicados entre as instituições financeiras. Em outras palavras, ela é usada de referência para as outras taxas de juros apresentadas pelo mercado. 

Viu só como ela é importante? Veja como ela é calculada.

Como a taxa Selic é calculada

como a taxa selic é calculada

Como dissemos anteriormente, a taxa Selic é calculada diariamente (em dias úteis) pelo Banco Central do Brasil, após o encerramento das operações. O cálculo tem como base uma fórmula de equação complexa, que leva em consideração o fator diário, o valor financeiro, o número de operações e a porcentagem ao ano. 

No entanto, não há necessidade de pegar o papel e a caneta para calcular. Esse valor é calculado pelo próprio sistema eletrônico, toda noite. Você pode fazer a Consulta Dados Diários Selic no próprio site do Banco Central.

Como a taxa Selic afeta na minha vida?

como a taxa selic afeta sua vida

Pode não parecer, mas a taxa Selic interfere na sua vida diariamente. As mudanças nesta taxa impactam em toda a cadeia econômica do país, e o governo tem controle sobre ela. Assim, se houver necessidade de desacelerar o aumento da inflação, por exemplo, o Copom (Comitê de Política Monetária) pode elevar esta taxa. 

Desse modo, com a taxa mais alta, os investidores e empresários vão reduzir as aplicações, o que afeta na produção e na geração de empregos. Como resultado disso, a renda familiar vai diminuir e, consequentemente, a inflação também. 

Por outro lado, quando a taxa Selic está baixa, os preços do mercado estarão mais baixos e o consumo dos produtos tende a aumentar, devido ao acesso à população. Vendo por esse lado, é importante que o governo mantenha um equilíbrio econômico no país, estimulando o aumento ou a diminuição da inflação a partir da taxa Selic. 

Já deu para perceber, com essas interferências, que esse sistema é de suma importância em nosso planejamento financeiro, não é mesmo? Um dos maiores impactos que ela apresenta é nos empréstimos. Veja, a seguir.

Impacto do Selic nos empréstimos

impacto da taxa selic nos empréstimos

Tendo em vista que os juros Selic são juros básicos, que interferem em toda a economia, entendemos que, em caso de queda, os empréstimos ficam mais baratos. Isso é uma ótima notícia para quem planeja fazer um empréstimo, seja em banco, instituição financeira ou correspondente bancária. Com os juros baixos, o crédito fica mais acessível, aumentando o poder de compra, estimulando o consumo e a economia. 

Portanto, se deseja fazer um empréstimo pessoal, o melhor momento é quando os juros Selic estão mais baixos. E não para por aí, o Selic  ainda interfere (e muito) nos investimentos, mas isso é assunto para um próximo post. 

Portanto, se você se interessa por esse assunto, acompanhe nosso blog! Logo mais, traremos um conteúdo relevante para entender o impacto da taxa Selic em seus investimentos.

Até a próxima!

Últimos Artigos sobre Finanças e Empréstimo Online

Posts relacionados

prev_butt

Postou em

Como já comentamos em alguns textos aqui no blog da Credjet, a pandemia do Covid-19 atingiu diferentes campos da nossa sociedade moderna. Negócios, comércio e economia estão sofrendo com essa crise que não nos apresenta um cenário promissor, mas e o planejamento de gastospessoais, como ele fica nesse momento?

leia mais >>

Postou em

Está com o “nome sujo”? Conheça as dicas para renegociar dívidas

A falta de um bom planejamento financeiro é um dos principais motivos para o alto índice de dívidas no Brasil. Pouco mais de 60 milhões de brasileiros têm contas atrasadas, segundo dados do Serasa Experian. Apesar de poucos saberem como realmente se livrar desse peso, renegociar dívidas não é tão difícil quanto parece.

leia mais >>

mulher executiva sorrindo com notebook na mesa

Postou em

Se você é um empreendedor com certeza entende a importância de manter um capital de giro. No entanto, também deve saber que nem sempre isso é possível. Veja, a seguir, como funciona um empréstimo empresarial.

leia mais >>

next_butt