Planejamento de gastos durante a pandemia: é possível?

Postou em

Como já comentamos em alguns textos aqui no blog da Credjet, a pandemia do Covid-19 atingiu diferentes campos da nossa sociedade moderna. Negócios, comércio e economia estão sofrendo com essa crise que não nos apresenta um cenário promissor, mas e o planejamento de gastospessoais, como ele fica nesse momento?

 

Pois é, pode parecer estranho pensar em consumo diante dessa situação, mas como a tendência vem nos mostrando, a combinação de mentes inquietas sem certeza sobre seu futuro, e condições especiais que prometem salvar grandes empresa, estão causando um grande dano aos pensamentos sobre organização financeira.

 

Em tempos em que consumir é estar no mundo, a pandemia nos coloca no centro desses ideais, mas mesmo que ela dure por mais alguns meses, é preciso refletir sobre o futuro. Para te ajudar a organizar as ideias e voltar suas energias para um planejamento de gastos eficiente, a Credjet separou algumas dicas essenciais para o momento. Vamos conferir?

 

 

Planejamento de gastos? Entenda o fluxo do seu dinheiro!

 

Que ele chega todo quinto dia último do mês a gente já sabe, mas para onde vai o seu dinheiro depois disso? Assim como uma dieta restritiva, é fácil se perder no começo, mas o hábito de registrar cada um dos gastos é a maneira mais eficaz para entender seu fluxo de gastos e as possibilidades de economia.

 

Separe um caderno para as anotações, uma planilha ou até mesmo um aplicativo, o importante aqui é manter o controle mais visual possível. Acessá-lo diariamente também é uma necessidade, então mantenha os links ou blocos sempre a mão, e lembre-se de adicionar a essa rotina um check up diário do saldo e gastos bancários.

 

Sabe aquelas metas do começo do ano? Que tal alinhá-las ao seu orçamento para investimentos mensais e o planejamento de gastos? Essa é uma ótima forma de entender seus limites e priorizar gastos que realmente importam, em detrimento daqueles que só vão te distanciar dos principais objetivos.

 

Eliminar primeiro, investir depois

 

Com a crise financeira, muitas empresas decidiram abaixar os preços e as oportunidades para investimentos se tornaram cada vez mais promissoras, mas é preciso refletir e pensar, porque eles não são para todo mundo. Afinal, ser “financeiramente livre” é um ato pensando no presente, e não no futuro.

 

Esqueça o clichê de que vale mais a pena investir do que sanar uma dívida, essa é uma premissa que costumam afundar muitas pessoas que não mantém seu planejamento em dia. Sonha em comprar uma casa? Atente-se à ações práticas que possam te ajudar eliminar parcelas do seu orçamento atual, essa é a garantia de um bom investimento.

 

Quer começar a investir? Acompanhe as dicas sobre tesouro selic e fundo de investimento!

 

 

COVID

Chega de parcelas, dê preferência para compras à vista

 

Essa é uma verdade difícil de lidar, mas precisamos encarar a realidade e entender que quem tem parcelas, tem dívidas. Como manter um planejamento de gastos em dia quando se perde o controle de seu potencial financeiro? A resposta aqui está em retomar antigos hábitos e deixar o controle nas próprias mãos.

 

O método de evitar qualquer compra parcelada também se aplica para a necessidade de resetar o mindset consumista e buscar novas alternativas para um mesmo problema. A restrição inicial passa a se tornar autonomia do seu próprio limite de crédito que é disponibilizado por instituições financeiras mas controlado por você!

 

Reserva de emergência e a prevenção da segurança

 

A reserva de emergência faz parte de inúmeros manuais de consultoria financeira, e não é à toa que a maioria dos profissionais do ramo a indica como um método preventivo para situações futuras. Essa é uma etapa essencial do seu planejamento financeiro em tempos em que o futuro ainda é uma incerteza.

 

Um dos principais problemas relatados em um cenário de pandemia global é a insegurança com o tempo, e, já que planejamentos tiveram que ser cancelados, é importante se adiantar financeiramente e pensar de forma racional. Uma quantia por mês, mesmo que pequena, pode fazer uma grande diferença para reativar os sonhos do momento.

 

Com as instruções globais de isolamento social, vale guardar aquela faixa do orçamento destinada ao transporte, para os almoços fora de casa e até mesmo incorporar à poupança imediata o orçamento de um passeio ou viagem que precisou ser cancelado. Toda ressignificação é capaz de trazer novos ensinamentos.

 

covid

Observando e repensando hábitos irracionais

 

O momento é de introspecção e com certeza abre espaço para diferentes reflex&otilde ;es sobre a sociedade e como entendemos nossas próprias prioridades. Esse entendimento de uma nova realidade também oferece a oportunidade de mudanças significativas em nossos hábitos de consumo, principalmente aqueles que acontecem de forma irracional.

 

Que tal adicionar a sua lista de prioridades o planejamento financeiro e uma nova mentalidade para comprar? Já falamos aqui sobre o mindset consumista e como sua transformação é essencial. Enxergar as oportunidades dessa mudança também faz parte do consumo inteligente.

 

experiência de comprar ao vivo é bem diferente da internet, aproveite que o distanciamento social se tornou uma exigência e reavalie os motivos pelos quais essa constante necessidade de consumo ainda paira sobre sua rotina. Comprar pensando em necessidade e não em quantidade nunca sai de moda!

 

Vamos para a ação: comece seu planejamento financeiro ainda hoje!

 

Agora que você já tem todas as “armas” em mãos, só falta utilizá-las com sabedoria e começar a elaborar seu planejamento financeiro ainda hoje. Respeite seu momento de reflexão e autoconhecimento, mas não adie essa missão mais que o necessário, temos certeza que ele vai te ajudar a levar sua vida financeira com mais assertividade.

 

E não se engane, mesmo em um cenário que oscila constantemente, a informação e a prevenção são sempre seus melhores aliados. Para isso, não deixe de consultar as outras notícias e dicas aqui do nosso blog. Nos vemos no próximo texto!

Últimos Artigos sobre Finanças e Empréstimo Online

Posts relacionados

prev_butt

Postou em

Como já comentamos em alguns textos aqui no blog da Credjet, a pandemia do Covid-19 atingiu diferentes campos da nossa sociedade moderna. Negócios, comércio e economia estão sofrendo com essa crise que não nos apresenta um cenário promissor, mas e o planejamento de gastospessoais, como ele fica nesse momento?

leia mais >>

Postou em

Está com o “nome sujo”? Conheça as dicas para renegociar dívidas

A falta de um bom planejamento financeiro é um dos principais motivos para o alto índice de dívidas no Brasil. Pouco mais de 60 milhões de brasileiros têm contas atrasadas, segundo dados do Serasa Experian. Apesar de poucos saberem como realmente se livrar desse peso, renegociar dívidas não é tão difícil quanto parece.

leia mais >>

mulher executiva sorrindo com notebook na mesa

Postou em

Se você é um empreendedor com certeza entende a importância de manter um capital de giro. No entanto, também deve saber que nem sempre isso é possível. Veja, a seguir, como funciona um empréstimo empresarial.

leia mais >>

next_butt