Débito automático: o que é e como funciona

Postou em

Para quem tem dificuldade em cumprir prazos e acaba sempre atrasando o pagamento de contas importantes, existe uma solução bastante vantajosa: o débito automático. Essa alternativa veio para facilitar o dia a dia dos brasileiros, evitando preocupações e esquecimentos e, claro, agilizando os procedimentos de pagamento de contas.

Você sabe do que se trata o débito automático e como ele funciona? No post de hoje traremos todas as informações necessárias para te auxiliar na utilização desse serviço. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é débito automático? Entenda!

Quando você vai realizar o pagamento de uma conta, é normal, hoje em dia, encontrar diferentes opções em formas de pagamento. E isso acaba se tornando um diferencial, pois você pode escolher a forma que mais se adequa ao seu perfil, levando em consideração seu planejamento financeiro.

É possível pagar de várias maneiras: boleto, cartão de crédito, cheque, débito em conta e até mesmo outras formas menos comuns. E é aí que o débito automático entra - como uma forma de pagamento prática e diferenciada.

De modo geral, o débito automático é um serviço oferecido pelo banco que acontece por meio de um contrato, autorizado por você, entre ele e uma empresa que lhe presta serviço. Com esse contrato, você pode permitir o pagamento automático de suas contas mensais, sem se preocupar com os prazos.

É possível vincular praticamente todas as contas fixas mensais: água, energia, internet, TV a cabo, telefone, imposto de renda e até mesmo IPTU parcelado. Basta cadastrar a conta a ser paga no débito automático, pelo site, e usufruir do serviço. Assim, os prazos não serão mais um problema para você e haverá menos preocupações durante o mês.

Como funciona o débito automático

O débito automático funciona de maneira bem simples: imagine que você tem uma conta que vence no dia 5 de cada mês. Com esse tipo de pagamento, a conta será debitada de forma automática exatamente no dia 5, sem a necessidade de imprimir boleto, ir ao banco, ou ter qualquer trabalho relacionado, pois a conta será paga de modo imediato, sem a necessidade do processo manual.

Portanto, sempre que houver uma cobrança da empresa cadastrada, o valor da fatura será debitado automaticamente de sua conta. Prático, não? Basicamente, ele funciona como um facilitador na questão de gerenciamento de contas, sem necessidade de se preocupar com as datas. Acompanhe algumas vantagens e desvantagens deste serviço:

Vantagens e desvantagens da utilização do serviço

controlas as contas

Como vimos, o débito automático é oferecido pelos bancos para facilitar a rotina dos clientes. Assim, dentre as vantagens, é possível notar que:

- Não há risco de esquecimento: como dissemos, uma enorme vantagem desse tipo de serviço é que, mesmo se você esquecer de pagar suas contas não haverá problema, pois o dinheiro vai ser descontado automaticamente. Desse modo, não haverá cobrança de juros por atraso, nem multa.

- É um serviço gratuito: o banco não cobra por fazer esse favor para você. Isso porque ele vai estar garantindo que você mantenha o vínculo com a agência e sempre alimente sua conta. Além disso, há um acordo entre ele e a empresa que lhe presta serviço.

- A conta é sempre paga na data do vencimento: isso é uma grande vantagem para quem se planeja financeiramente com base nas datas de vencimento. Assim, as contas podem ser pensadas de acordo com os débitos automáticos e não há atraso.

- Seu score vai aumentar: em um post anterior, no qual ensinamos como aumentar seu score Serasa, explicamos que não atrasar as contas é um dos principais critérios para manter o score alto. Isso significa que, se você pagar as suas contas sempre em dia, as chances de seu score subir são grandes. Com o débito automático suas contas nunca atrasarão e, consequentemente, você terá chances de aumentar sua pontuação.

Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens de usufruir deste serviço. A única desvantagem se encontra justamente no fato de ele ser automático, pois, se em determinado mês você estiver pensando em não pagar alguma das contas cadastradas, não será possível decidir por abrir a exceção: ela será descontada automaticamente mesmo assim. A não ser que você cancele a prestância.

Aliás, você sabe como cancelar o débito automático? Veja a seguir o que fazer caso opte por não utilizar mais esse serviço.

Débito automático: como cancelar

controlas as contas sem atraso

Não há riscos nem desvantagens consideráveis em utilizar o débito automático, como dissemos. No entanto, caso deseje cancelar o serviço, é simples: basta entrar no site do seu banco e cancelar. É fácil e rápido.

Esse procedimento é muito mais simples do que entrar todo mês nos site das instituições - ou pior, ir até as lotéricas - e pagar os boletos. E o melhor é que é muito incomum haver algum erro nas contas, especialmente nas contas de água e luz.

Embora os problemas sejam raros, é importante tomar alguns cuidados básicos, como sempre verificar o saldo da conta e conferir se o débito foi realizado na data programada. Veja  o que acontece quando não há saldo suficiente na conta:

Débito automático quando não tem dinheiro na conta

débito automático

Uma dúvida que muitas pessoas têm é em relação a quando não há saldo suficiente para pagar a conta. Basicamente, podem acontecer duas coisas caso o saldo for menor do que o valor a ser debitado:

1)    A conta será paga com cheque especial: essa alternativa salva muita gente. Funciona como um tipo de empréstimo, no qual você utiliza e depois devolve ao banco no próximo depósito, pagando pelos juros. Por isso é importante sempre acompanhar o saldo da conta.

2)    O débito não será realizado: no segundo caso, o débito não se realiza e a conta continua em aberto. Isso significa que você continuará devendo, e, consequentemente, haverá acúmulo de multa e juros.

Viu só como é simples utilizar o débito automático? Ele traz muitos benefícios, basta tomar os cuidados mencionados.

Uma vantagem que não foi mencionada anteriormente é que, caso deseje fazer um empréstimo pessoal online, você pode pagar suas parcelas de forma rápida, prática e segura com o débito automático. Assim, suas parcelas já ficam programadas e não há o risco de esquecer e sofrer uma multa ou aumento de juros. Esse serviço é muito prático!

Falando em empréstimo, aqui, na Credjet, você pode realizar um empréstimo pessoal online de modo rápido e sem burocracia. Como requisitos, basta ser brasileiro, maior de idade e ter uma conta bancária com internet banking. Faça uma simulação de empréstimo e aproveite a facilidade do procedimento online!

Últimos Artigos sobre Finanças e Empréstimo Online

Posts relacionados

prev_butt

Postou em

Como já comentamos em alguns textos aqui no blog da Credjet, a pandemia do Covid-19 atingiu diferentes campos da nossa sociedade moderna. Negócios, comércio e economia estão sofrendo com essa crise que não nos apresenta um cenário promissor, mas e o planejamento de gastospessoais, como ele fica nesse momento?

leia mais >>

Postou em

Está com o “nome sujo”? Conheça as dicas para renegociar dívidas

A falta de um bom planejamento financeiro é um dos principais motivos para o alto índice de dívidas no Brasil. Pouco mais de 60 milhões de brasileiros têm contas atrasadas, segundo dados do Serasa Experian. Apesar de poucos saberem como realmente se livrar desse peso, renegociar dívidas não é tão difícil quanto parece.

leia mais >>

mulher executiva sorrindo com notebook na mesa

Postou em

Se você é um empreendedor com certeza entende a importância de manter um capital de giro. No entanto, também deve saber que nem sempre isso é possível. Veja, a seguir, como funciona um empréstimo empresarial.

leia mais >>

next_butt