Onde investir em 2020? Renda fixa e pandemia do coronavírus

Postou em

A crise econômica atual, causada principalmente pela pandemia de Covid-19, o coronavírus, já foi comentada aqui no blog da Credjet, mas os questionamentos sobre o assunto continuam a perturbar os investidores. Onde investir em 2020? Ainda vale a pena apostar na renda fixa? Os juros básicos da Selic vão continuar a cair?

Essa variação de taxas e rendimentos tem grande potencial para continuar instável nos próximos meses, já que o cenário de incertezas ainda é muito recente. Mas, mesmo com a instabilidade econômica mundial, é preciso manter a calma e continuar apostando de forma inteligente em cada investimento planejado.

Economistas do mundo todo afirmam: o risco de crédito vai continuar aumentando, pois ele representa a percepção de uma situação fiscal de risco. E para te ajudar a entender todas as questões que envolvem os investimentos atuais, a Credjet separou um guia das principais dúvidas que vem mexendo com o mercado atual. Vamos conferir juntos? 

Onde investir em 2020: investimentos negativos e renda fixa

infográficos da inflação

Para os fãs do Tesouro Direto, a alta dos juros em papéis pré fixados, atrelados à inflação, foi muito vantajosa. Porém, todo esse crescimento não eliminou as dúvidas que surgiram com a apresentação de um valor menor referente aos papéis já adquiridos. Essa diferença é explicada com a relação inversa entre as taxas atuais e títulos comprados no passado. 

A conta é simples: uma compra que custava, em juros, 4% ao ano (mais IPCA) ganha vantagem sobre um título que agora oferece 3% de juros, mais IPCA. Quando os juros caem, o valor dos papéis sobe, já que sua remuneração se torna melhor. A inversão dessas taxas também acontece. 

Caso você tenha adquirido títulos que ofereciam 4% de juros e, de repente, eles passam a custar 6% + IPCA, as opções anteriores se tornam menos interessantes no mercado, por isso, elas perdem seu valor de remuneração. Essa inversão do menor para o maior, foi exatamente o que aconteceu com os investimentos nessa crise atual.

Quer entender o que é o Tesouro Direto? Clique e confira nosso texto sobre o assunto!

Esse cenário volátil pode até levantar suspeitas sobre a verdadeira rentabilidade da renda fixa, mas ela ainda mantém como uma oportunidade certeira para os investidores. Manter suas aplicações ativas até a data de vencimento é uma garantia, mesmo aos títulos prefixados a inflação, já que, na pior hipótese, elas ainda oferecem o ganho contratado.

Papéis prefixados e títulos de inflação: quais são os riscos?

celular com gráficos

Quando pensamos em papéis prefixados e títulos de inflação, existem duas variáveis que podem influenciar seus investimentos. Trabalhar com títulos de inflação significa um longo período de espera, já que eles costumam vencer em 10, 20 ou até 30 anos após serem adquiridos.

Quando pensamos nos títulos prefixados, a vantagem principal é que ele costuma ter mais curtos que as outras aplicações. E apesar de sofrer uma variação maior em relação a taxas e juros, apostar nesses títulos ainda pode vale a pena, tudo depende da sua expectativa sobre eles. 

Pensar em riscos é pensar em quanto você está disposto a lidar com as variações de cada título, por isso, essa é uma resposta que não apresenta uma solução correta, e sim possibilidades para os dois lados da moeda. 

Relacionando os títulos com o momento atual, é importante saber que os inflacionários costumam ser mais variáveis, tanto para lucros, quanto para quedas, algo um pouco negativo para quem prefere apostar em chances concretas.

Queda da Selic: um cenário imprevisível

Esse é um caso que não existe negação, economistas das mais diversas especialidades afirmam que, sim, a taxa Selic vai sofrer novas reduções nesse período de crise econômica. 

mulher com máscara cirúrgica

O colapso financeiro que nos espera nos próximos meses é referente a demandas de oferta e procura, o consumo reduzido não tem mais ligação com economias e investimentos, ela representa um padrão nunca antes vivenciado, uma restrição em prol de evitar uma crise ainda maior no sistema financeiro.

Entenda mais sobre como funciona a taxa Selic!

Para as estatísticas, o mais importante no momento é visar um horizonte que represente um futuro mais distante, de no mínimo três ou quatro anos. Mas não se engane, o Tesouro Selic adquirido no passado ainda é uma boa opção quando comparado a outros títulos, como os prefixados ou inflacionários, pois não desvaloriza com as oscilações das taxas. 

O importante na relação de “ganho e perda” dentro da Selic é pensar que a remuneração total do título é pós-fixado, portanto, mesmo com os juros menores no momento, ele ainda vale a pena, já que riscos e volatilidade também devem ser considerados como vantagem neste caso.

Uma dica para investimentos planejados para longo prazo? Uma das melhores opções no momento de crise atual são os títulos de inflação. Esse é o investimento com taxas mais atrativas do mercado nesse instante, além de proteger o dinheiro de riscos inflacionários em um futuro a longo prazo.

Gostou das dicas? Esse panorama foi pensado a partir das principais dúvidas que surgem no mercado financeiro atual, quando pensamos em investimentos e taxas de juros. Para se manter informado sobre a economia em tempos de pandemia e conferir outros assuntos financeiros, não deixe de acessar o blog da Credjet! 

Últimos Artigos sobre Finanças e Empréstimo Online

Posts relacionados

prev_butt

Postou em

Como já comentamos em alguns textos aqui no blog da Credjet, a pandemia do Covid-19 atingiu diferentes campos da nossa sociedade moderna. Negócios, comércio e economia estão sofrendo com essa crise que não nos apresenta um cenário promissor, mas e o planejamento de gastospessoais, como ele fica nesse momento?

leia mais >>

Postou em

Está com o “nome sujo”? Conheça as dicas para renegociar dívidas

A falta de um bom planejamento financeiro é um dos principais motivos para o alto índice de dívidas no Brasil. Pouco mais de 60 milhões de brasileiros têm contas atrasadas, segundo dados do Serasa Experian. Apesar de poucos saberem como realmente se livrar desse peso, renegociar dívidas não é tão difícil quanto parece.

leia mais >>

mulher executiva sorrindo com notebook na mesa

Postou em

Se você é um empreendedor com certeza entende a importância de manter um capital de giro. No entanto, também deve saber que nem sempre isso é possível. Veja, a seguir, como funciona um empréstimo empresarial.

leia mais >>

next_butt