Como saber se meu nome está no SPC, Serasa ou SCPC?

Postou em

Endividar-se é um grande indício de que seu nome pode estar sujo, já pensou nisso? Ficar negativado é capaz de atrapalhar – e muito - na hora de fazer financiamentos, empréstimos ou solicitar crédito.

Mas como saber se meu nome está no SPC?

Vamos te explicar tudo! Se você foi inadimplente ou atrasou alguma conta, acompanhe a leitura e descubra como conferir se seu nome está sujo ou não!

Nome sujo? Por que acontece?

Contas, contas e mais contas! Você já teve aquela sensação de “será que estou vivendo ou apenas pagando boletos? ”. Se sim, fique tranquilo porque você não é o único!

Com tantas contas a pagar, é normal sentir dificuldades para acertá-las sempre na data do vencimento e acabar ficando em dívida, mesmo que por alguns dias. Mas isso se torna um problema quando elas acumulam e se transformam em uma imensa bola de neve.

Aí já sabe, né: o score vai caindo e você pode ficar negativado ou, como dizem, “com o nome sujo”. 

Mas a questão não é apenas estar com o nome sujo. Ficar devendo a alguma instituição faz com que você tenha um histórico de mau pagador e, consequentemente, seja privado de algumas atividades cotidianas, como criar uma conta no banco.

Quer saber o que acontece se o seu CPF estiver negativado? Dá uma olhada! 

O que acontece se meu nome estiver sujo?

pouco dinheiro

Como dissemos, o caso não é tão simples quanto parece. Ficar negativado faz com que todas as instituições, com uma simples busca de CPF, descubram sua situação e evitem ao máximo cadastros e contratações de serviços com você.

Confira quais são as consequências:

Dificuldade em conseguir crédito

cartões de crédito

O principal efeito de estar com o nome sujo é, certamente, a dificuldade em conseguir aprovação de crédito. Isso significa que a aprovação de financiamentos vai ser bem difícil – e, em alguns casos, de empréstimo. 

Não é somente a empréstimos que isso implica: os cartões de crédito e crediário nas lojas também ficarão mais complicados. Sabe aquele cartão de crédito sem anuidade que você vem solicitando há muito tempo mas que nunca te deu bola? Então, talvez seja porque esteja negativado. 

Crédito suspenso

Se é adepto ao cheque especial ou ao talão de cheque para dar uma aliviada nas contas, a má notícia é que ele pode ser tirado de você no momento em que for constatada a situação do seu nome.

Assim fica ainda pior sair do negativo, não é?

Seu score Serasa pode cair

Ao atrasar o pagamento das contas, o score vai diminuindo aos poucos. E quando você deixa de quitar uma dívida e seu nome entra no vermelho, o score é bastante afetado.

Portanto, veja se seu nome está negativado e tente negociar suas dívidas com a instituição o mais rápido possível.

Se estiver com o score baixo, leia o post “Como aumentar meu score Serasa” e receba dicas para aumentar sua pontuação!

Mas como averiguar se meu nome está sujo no SPC, Serasa ou SPC? 

Antes de sair correndo, desesperado para analisar seu cpf, respire: dá para realizar a consulta online, de maneira bem simples, daí mesmo onde você está. Veja como:

Descubra se seu nome está sujo

O primeiro passo para descobrir se o seu CPF está negativado é consultar, obrigatoriamente, em três instituições para ter certeza. Elas são: Serasa, SPC e SCPC.

Você até pode verificar em apenas uma, mas cada uma delas têm informações de empresas diferentes. Por isso, se estiver devendo para uma empresa relacionada ao SCPC e consultar apenas no Serasa, não será possível descobrir se o seu nome está sujo. Entendeu?

Saiba como consultar em cada uma delas!

  • SCPC: para analisar sua situação no SCPC, é simples: basta acessar o site Consumidor Positivo e realizar a consulta de forma online e gratuita. Para isso, é necessário somente fazer um simples cadastro com as informações pessoais.
  • Serasa: efetuar a consulta no Serasa também é fácil e gratuito.

O sistema funciona semelhante ao SCPS: após fazer um cadastro básico no site do Serasa, você será direcionado a uma página que exibirá sua pontuação e mostrará se há pendências em seu nome.  

  • SPC: analisar sua situação na SPC Brasil é simples, entretanto, o serviço não é grátis. Para saber se seu nome tem alguma inadimplência nessa plataforma, você terá de acessar o site da instituição e pagar um valor de R$ 9,90. Além da consulta do próprio nome, é possível ver o CPF de terceiros pelo valor de R$ 16,90. 

Mas se eu vir que meu nome está sujo, o que devo fazer? 

Se você está com o CPF negativado, provavelmente está com dificuldade de pagar suas contas. Para aliviar, a opção é liquidar as dívidas pendentes o quanto antes! 

Tente negociá-las com a empresa para a qual está devendo, reajustando o valor dos juros e as parcelas. É muito mais vantajoso, para eles, diminuir os juros do que não receber. Pense nisso.

E para conseguir lidar com esses novos valores, uma ótima ideia é fazer um empréstimo pessoal online de acordo com seu planejamento financeiro. Se planejar direito, dá para arcar com todas as despesas. 

Na Credjet, você consegue solicitar um empréstimo online confiável de onde estiver, sem dificuldades: basta ser maior de idade e possuir uma conta no banco com acesso ao internet banking.

Na plataforma, é possível fazer uma simulação de empréstimo sem compromisso, e, se surgir interesse, o dinheiro pode ser aprovado e cair em sua conta em até 48 horas. Dê um fim às suas dívidas!

E aí, esse conteúdo foi útil para você? Acompanhe nosso blog e receba outras postagens relacionados! 

Últimos Artigos sobre Finanças e Empréstimo Online

Posts relacionados

prev_butt

Postou em

Como já comentamos em alguns textos aqui no blog da Credjet, a pandemia do Covid-19 atingiu diferentes campos da nossa sociedade moderna. Negócios, comércio e economia estão sofrendo com essa crise que não nos apresenta um cenário promissor, mas e o planejamento de gastospessoais, como ele fica nesse momento?

leia mais >>

Postou em

Está com o “nome sujo”? Conheça as dicas para renegociar dívidas

A falta de um bom planejamento financeiro é um dos principais motivos para o alto índice de dívidas no Brasil. Pouco mais de 60 milhões de brasileiros têm contas atrasadas, segundo dados do Serasa Experian. Apesar de poucos saberem como realmente se livrar desse peso, renegociar dívidas não é tão difícil quanto parece.

leia mais >>

mulher executiva sorrindo com notebook na mesa

Postou em

Se você é um empreendedor com certeza entende a importância de manter um capital de giro. No entanto, também deve saber que nem sempre isso é possível. Veja, a seguir, como funciona um empréstimo empresarial.

leia mais >>

next_butt