Empréstimo para empresas: o que é e como funciona?

Postou em

Não é segredo para nenhum empresário que o capital de giro é indispensável para fazer com que um negócio continue rodando, independentemente de imprevistos do mercado. No entanto, nem sempre é possível prever as complexidades que o mundo econômico é capaz de oferecer, por isso, o empréstimo para empresas é tão presente nesse ramo.

Gastos com impostos, pagamento de funcionários, custos adicionais de locação e tantas outras despesas podem fugir do controle quando as crises chegam, e nem sempre sobra o montante de investimento. Eliminar dívidas e vislumbrar a expansão de um negócio depende de diferentes fatores, portanto, é preciso ter a iniciativa empreendedora nas veias.

Apesar de receber uma fama muito injusta, os empréstimos empresariais são uma boa opção para quem busca eliminar gastos e não comprometer o funcionamento do seu negócio com dívidas. Com as dicas da CredJet é possível fazer uso dessa alternativa do jeito certo, sem arriscar seu futuro. Vem conferir com a gente! 

Caso você esteja buscando informações sobre empréstimo pessoal, clique e confira!

Você sabe o que é o empréstimo empresarial?

notebook e calculadora

O empréstimo empresarial nada mais é do que um contrato que sua empresa assina com uma instituição financeira, como bancos, financiadoras, entre outros estabelecimentos especializados. O prazo de devolução dessa determinada quantia combinada também faz parte do trâmite, assim como o pagamento de juros.

As diferentes instituições financeiras oferecem essas condições de empréstimo conforme sua especialidade dentro do mercado. Essa concessão também delimita vantagens e desvantagens para os dois lados do contrato, já que o cliente tem direito de pagar as parcelas antes do prazo e, assim, garantir uma redução de juros.

Uma informação muito valiosa, que não deve ser ignorada, é a necessidade de que esse empréstimo seja realizado por uma pessoa jurídica. Mesmo com as inúmeras possibilidades de usabilidade desse valor, como a compra de equipamentos, melhora de infraestrutura e tantas outras opções, o uso para fins pessoais é proibido.

Os 3 exemplos de empréstimo disponíveis no mercado

homem escrevendo no caderno

Assim como existem as possibilidades de empréstimo para pessoas físicas, as empresas também tem algumas opções quanto às séries de crédito disponíveis no mercado financeiro, e a principal diferença entre elas está na forma de pagamento. Conheça a lista a seguir!

Empréstimo Factoring

Dentro do empréstimo factoring, o principal objetivo é promover o fomento mercantil. Aqui, a instituição financeira “compra” os créditos da sua empresa, para que ela tenha o capital necessário para atender as demandas dos clientes e crescer dentro do nicho, transformando sua rentabilidade em um ciclo lucrativo.

Um ótimo exemplo para entender essa transação é pensar que seu negócio tem um grande pedido para atender, porém sem capital o suficiente para iniciar a produção. O factoring negocia esse empréstimo para que sua empresa possa voltar a gerar lucros e para que as próximas produções se paguem sozinhas.

Dentre as principais vantagens desse sistema de empréstimos, além da contribuição de lucros, é possível visar o recebimento à vista de vendas feitas a prazo, uma assessoria administrativa e até mesmo uma diminuição de burocracia, quando comparamos aos bancos convencionais.

Empréstimos bancários

Os bancos costumam ser a opção mais comum quando pensamos em empréstimos empresariais, e isso se deve, basicamente, ao fato de que eles possuem uma série de linhas de crédito, possibilitando as organizações encontrarem aquela que mais se assemelha a sua realidade.

O principal tipo de financiamento que os bancos oferecem são de bens de consumo duráveis, que se caracterizam como capital de giro. Isso dá as empresa um crédito especial que não precisa de justificativa para seu destinatário, abrindo a possibilidade para que micros, pequenas e médias empresas possam se reestruturar.

Empréstimos com financiadoras

Apesar das financiadoras carregarem uma boa parte da fama negativa que os empréstimos empresariais têm, elas dispõem de muitas vantagens para o seu negócio, como a diminuição de burocracias. O segredo é escolher aquelas que exalam confiança e transparência na relação com seus associados.

Muitos empresários procuram as financiadoras, pois seus atrativos costumam oferecer uma maior possibilidade de crescimento de seus negócios, mesmo em tempos de crise. Dentre seus principais benefícios estão a extensão de prazos de pagamentos e critérios de análise de risco bem menos burocráticos que os bancos, por exemplo.

Dicas para solicitar um empréstimo ainda hoje

pessoa contando notas de dolares

Existem diferentes possibilidades para dar início a um empréstimo empresarial, mas a solicitação de documentos é um padrão seguido por diferentes empresas, financiadoras e bancos, que pode exigir alguma comprovação extra para liberar o valor solicitado, mas os registros fundamentais costumam permanecer os mesmos.

Para primeiros empréstimos, os Balanços Patrimoniais dos últimos 3 exercícios de atividades da empresa são solicitados, assim como o DRE, ou Demonstrativo do Resultado do Exercício. Lembre-se de disponibilizar sempre cópias assinadas. 

O contratante irá solicitar um documento que apresente a situação atual do caixa da sua empresa e, para essa finalidade, é necessário ter em mãos o Balancete Analítico das atividades. O contrato social, que funciona como a “certidão de nascimento” da empresa, também deve ser providenciado.

Para casos de empréstimo de crédito bancário, será necessário abrir uma conta no banco de escolha. A instituição, por sua vez, irá analisar o pedido por meio de vários fatores que podem limitar, ou não, o sucesso do seu negócio. Manter uma relação próxima com o banco escolhido pode facilitar esse trâmite, então mantenha-se atento.

Agora que você já conhece as principais dicas e informações sobre os empréstimos empresariais, ficou mais fácil escolher a opção que mais combina com suas necessidades, não é mesmo?

Não deixe de conferir também as outras novidades aqui do blog da CredJet. Até o próximo post!

Últimos Artigos sobre Finanças e Empréstimo Online

Posts relacionados

prev_butt

Postou em

Como já comentamos em alguns textos aqui no blog da Credjet, a pandemia do Covid-19 atingiu diferentes campos da nossa sociedade moderna. Negócios, comércio e economia estão sofrendo com essa crise que não nos apresenta um cenário promissor, mas e o planejamento de gastospessoais, como ele fica nesse momento?

leia mais >>

Postou em

Está com o “nome sujo”? Conheça as dicas para renegociar dívidas

A falta de um bom planejamento financeiro é um dos principais motivos para o alto índice de dívidas no Brasil. Pouco mais de 60 milhões de brasileiros têm contas atrasadas, segundo dados do Serasa Experian. Apesar de poucos saberem como realmente se livrar desse peso, renegociar dívidas não é tão difícil quanto parece.

leia mais >>

mulher executiva sorrindo com notebook na mesa

Postou em

Se você é um empreendedor com certeza entende a importância de manter um capital de giro. No entanto, também deve saber que nem sempre isso é possível. Veja, a seguir, como funciona um empréstimo empresarial.

leia mais >>

next_butt