Análise de crédito online: o que é, para que serve e como funciona

Postou em

Análise de crédito é um processo muito utilizado nos dias de hoje, seja por bancos, instituições financeiras ou empresas diversas. Assim, ela é mais presente em nosso dia a dia do que você imagina - você pode estar passando por uma análise de crédito, nesse momento, sem nem saber.

Esse processo é realizado em qualquer operação financeira. Isso mesmo, todas as situações que envolvem liberação de crédito passam por uma análise por parte do credor, seja ao solicitar um empréstimo, financiamento ou aumento do limite do cartão de crédito.

Se quiser entender melhor sobre o assunto, está no lugar certo! No post  a seguir, você vai compreender o que é análise de crédito online, para que serve e como funciona. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas a respeito!

O que é análise de crédito?

Quando alguém te pede dinheiro emprestado, você automaticamente pondera se o indivíduo é bom pagador ou não. Esse processo é intuitivo e acontece até mesmo quando se trata de alguém de nossa confiança.

Para decidir se vamos emprestar ou não o dinheiro, levantamos mentalmente o histórico de pagamento da pessoa de acordo com os dados que você tem e, dependendo das possibilidades de ela devolver o dinheiro, considerando também o tempo combinado, concedemos o empréstimo. Isso representa, nada mais, nada menos, do que a análise de crédito.

De modo mais amplo, entendemos como análise de crédito o momento no qual o credor irá avaliar o perfil do solicitante e identificar se ele tem condições financeiras de quitar a dívida, levantando informações de seus histórico de pagamentos, dívidas e finanças.

Em  outras palavras, é o processo em que se identifica a capacidade financeira do indivíduo de pagar o débito e que se decide o valor que pode ser concedido pela empresa. Essa avaliação acontece antes de qualquer operação financeira, como empréstimos e financiamentos.

Mas não é só na liberação ou não do crédito que a análise trabalha: essa é a hora de decidir qual o valor mais adequado a ser concedido, o valor das parcelas e a taxa de juros, tudo personalizado ao solicitante.

Para que serve a análise de crédito?

crédito online para que serve

Pensando no exemplo citado anteriormente, sobre quando alguém lhe pede dinheiro emprestado, já é possível ter uma conclusão da utilidade da análise de crédito, não é mesmo?

O fato de você emprestar ou não, não é questão de confiar na pessoa, mas sim de confiar em suas condições financeiras e na possibilidade de ter o dinheiro de volta. Aliás, a maioria das pessoas deixa de pagar dívidas por dificuldades monetárias, não por desonestidade.

Podemos entender que o processo que envolve tal análise é fundamental para evitar “calotes”, defaults e, por isso, é tão utilizado por instituições que lidam com concessão de crédito - afinal, ninguém quer emprestar dinheiro para quem não vai devolver, não é mesmo?

Portanto, trata-se de um procedimento muito importante para garantir que ninguém saia prejudicado na operação. Isso porque, dependendo da renda e do comportamento do indivíduo, os elementos do empréstimo mudam: o valor, o prazo de pagamento e a taxa de juros.

Além do mais, a análise serve para impedir o acúmulo de débitos que o indivíduo não pode pagar, evitando situações desagradáveis, em que o solicitante se “afoga” nos juros, sem condições de pagar pelo empréstimo. Aliás, o objetivo é conceder um crédito para salvar as dívidas do solicitante, possibilitando um realinhamento financeiro, e não o contrário.

Como funciona a análise de crédito?

como funciona analise de credito

Agora que você já sabe o que é e para que serve, é hora de compreender como funciona a análise de crédito. Ela acontece, normalmente, quando é preciso de crédito, seja por empréstimo, financiamento ou até aumento de limite no cartão.

Ao solicitar uma dessas operações, você é submetido a uma análise de crédito,  para que seu pedido seja avaliado da melhor forma.

Nesse caso, veja o que é considerado no momento da análise:

- Dados cadastrais: esses são seus dados pessoais, os quais você fornece em qualquer tipo de cadastro. São basicamente suas informações pessoais, como CPF, telefone, estado civil, idade, profissão etc.

- Restrições no nome: nessa etapa, a instituição irá estudar se você não possui nenhuma pendência interna. Ela também irá consultar instituições como Serasa e SPC, para avaliar a situação do seu CPF.

- Perfil de pagador: a instituição irá levantar os dados necessários para verificar como é seu relacionamento com o mercado de crédito. Assim, vão averiguar seu score de crédito, no SPC e Serasa, e histórico de dívidas e pagamentos.

- Renda: um dos pontos mais importantes a serem examinados é a sua renda. Geralmente, o valor de uma parcela não pode ultrapassar 30% do seu salário, garantindo que todas as suas contas possam ser pagas mensalmente.

Análise de crédito online - é possível?

Sim! Hoje em dia, com a era digital, está muito mais fácil solicitar crédito e ser aprovado, sem a necessidade de levar a papelada para o banco ou instituição financeira.

No site da Credjet, você pode solicitar um empréstimo online de onde estiver: basta ser brasileiro, maior de idade e ter uma conta no banco com acesso ao internet banking. Simples assim!

Após a solicitação, você passa por uma análise de crédito online, sem burocracia ou empecilhos, e, se for aprovado, o dinheiro cai em sua conta em até 48 horas. Faça uma simulação online e aproveite!

Últimos Artigos sobre Finanças e Empréstimo Online

Posts relacionados

prev_buttnext_butt